OUÇA NOSSA RÁDIO

LANÇAMENTOS

Fake news desmentida: atestados de papel não perdem validade em 2026

 O Conselho Federal de Medicina (CFM) esclareceu que os atestados médicos em papel continuarão válidos em 2026, desmentindo boatos e fake news que circulavam nas redes sociais. Essas publicações falsas alegavam que, a partir de março de 2026, apenas atestados digitais seriam aceitos, e que documentos em papel perderiam validade para justificar ausências no trabalho ou outros fins.

De acordo com nota oficial do CFM, não há nenhuma mudança na legislação que torne obrigatória a emissão exclusiva por meios digitais. Tanto atestados físicos (em papel) quanto digitais permanecem plenamente válidos e aceitos em todo o território nacional, para contextos trabalhistas, previdenciários e assistenciais.

O confusão surgiu em torno da plataforma Atesta CFM, criada para emitir, validar e verificar atestados de forma digital, com o objetivo de combater fraudes (como falsificações). A implementação dessa plataforma está judicialmente suspensa, sem previsão de entrada em vigor. Mesmo quando for liberada, ela contemplará tanto documentos digitais quanto impressos, e não eliminará a validade dos atestados em papel tradicionais.

Fontes confiáveis como G1, UOL, O Tempo e Aos Fatos confirmam o desmentido do CFM e classificam as informações contrárias como boatos.

Portal Sintonize o som

0 Comments:

Postar um comentário